sábado, 23 de junho de 2012

Introdução

Edital do Concurso de Escrevente Técnico Judiciário 2012 cada vez mais perto.

Motivo 1
Mais sai do que entra. A média anual de saída de escreventes (aposentadorias e exonerações) é de 700, contra 400 nomeações. O déficit total já está na casa das 1000 vagas.  

Motivo 2
O prazo de validade dos concursos anteriores de mais da metade das 56 Circunscrições já venceu.  
Como você sabe, cada circunscrição contêm várias Comarcas. Ex. Poá, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, Guararema, Brás Cubas e até mesmo a minha gloriosa Suzano pertencem à Circunscrição de Mogi das Cruzes (Sede da Circunscrição), é mole. 

Motivo 3
Por meio do Decreto Estadual 57.950 expedido pelo Governador autorizou a liberação de verba suplementar de R$ 29,5 milhões para contratação de pessoal do TJSP.

Nos bastidores do TJ fala-se no edital ainda no mês de Junho.
Lembrando que a remuneração atualmente do Escrevente está em torno de R$ 3.500,00 líquidos.


+ Uma boa notícia: Mais chances de passar, em razão de mais  Concursos para Escrevente

 Saem de cena os Polos e entram as 10 Regiões Administrativas

Pelo sistema anterior teria apenas um único concurso para o interior do Estado de São Paulo no qual o candidato teria que escolher uma das dezenas de Polos.  Agora com a criação das 10 Regiões Administrativas Judiciárias (RAJ), teoricamente, será possível a realização de 10 concursos. Na prática um concurso vai abranger mais de uma RAJ, mas com certeza não haverá um único concursos para as 10 RAJ's, diante da limitação orçamentária.

Tudo indica que haverá ainda nesse ano concurso para a PRIMEIRA Região Administrativa Judiciária diante da extrema carência de escreventes nessa RAJ. Mas há grana para abranger outras RAJ's.

É importante a estratégia na hora da inscrição da escolha de qual RAJ escolher, quando o concurso abranger mais de uma RAJ. Pois a situação mais comum é ouvir a história de que 'se eu tivesse escolhido tal lugar já teria sido nomeado com a minha pontuação...'
Fico sua inteira a disposição para ajudar você nessa escolha.
Pois, você sabe: é uma alegria poder participar da conquista do cargo público que tanto deseja e merece! 

Confira as Sedes das Circunscrições Judiciárias das 10 Regiões Administrativas Judiciárias.

______________

Não se deixe enganar pelo número de vagas oferecidas no edital.


O TJSP – Tribunal de Justiça de São Paulo nomeou 101 escreventes técnicos judiciários (Diário Oficial de hoje – 05/06/2012). Até aqui tudo bem, mas o que chama atenção é a colocação dos nomeados: 1060.˚ a 1160˚!!!
É de se lembrar que o edital colocava a disposição 300 vagas.

Todas essas nomeações são decorrentes de aposentadorias. Imagine na hora que os escreventes forem sendo nomeados nos concursos do TRE , TRF e outros concursos.

Não faltam exemplos nesse sentido, nos concursos dos TRT`s e dos TRF`s, principalmente quando vai chegando o prazo final da validade do concurso.
Então, você que está iniciando a sua caminhada no mundo dos concursos públicos já sabe: número de vagas não é critério para decidir se vai ou não vai prestar certo concurso. 
Então na hora que sair o edital com poucas vagas nos Polos das Comarcas no edital do concurso de Escrevente Interior você já sabe que as aparências enganam.
É isso. Força nos estudos.
Conte comigo nessa caminhada.

Belezura!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário